EN PT

TTSL – Transtejo Soflusa associa-se às Guardiãs da Natureza

 

 

A TTSL – Transtejo Soflusa e a Associação Business as Nature vão implementar, em parceria, dois projetos de intervenção na região de Lisboa e Vale do Tejo que visam apoiar e potenciar o envolvimento das mulheres nas áreas da sustentabilidade.

 

A primeira destas iniciativas designada “Rede de Mulheres Guardiãs da Natureza e do Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural”, hoje já implementada em 8 áreas protegidas de Portugal Continental, vai ser expandida para a área da Reserva Natural do Estuário do Tejo.

Este projeto tem como objetivo mobilizar, capacitar e apoiar as mulheres que, nesta área protegida, queiram ser dinamizadoras locais da recuperação dos ecossistemas, da conservação da biodiversidade, da agricultura e silvicultura sustentável, do aproveitamento sustentável dos recursos endógenos e da transição para uma economia circular.

 

A segunda iniciativa designa-se “Mulheres em Mobilidade – Move.M o Mundo” e tem como objetivo contribuir para desconstruir estereótipos que contribuem para a persistência das desigualdades de género no setor dos transportes e mobilidade, particularmente a discrepância da representação das mulheres nas várias áreas-chave e profissões ligadas a este setor.

Numa primeira fase, pretende-se realizar um roadhshow em escolas da Área Metropolitana de Lisboa com sessões dinâmicas que contarão com a participação de mulheres e homens role-model no setor dos transportes e mobilidade bem como um workshop de ideação.

 

Os fins a que se propõe a BUSINESS as NATURE encontram-se alinhados com a Missão e com os Valores da TTSL e de acordo com os seus objetivos estratégicos, nomeadamente no que respeita ao plano de renovação da frota 100% elétrica em curso, o qual constitui importante contributo para o processo de descarbonização e transição energética no setor dos transportes.

 

Acresce que a TTSL pretende vir a adotar medidas tendentes a alcançar a igualdade de género nos transportes, pretendendo reforçar o papel da mulher na Organização.

 

 

 

Mais informação sobre a Rede de Guardiãs da Natureza disponível em https://guardiasdanatureza.pt/