EN PT

TTSL apoia a nova campanha da DGS “PORCAUSA”

 

Uma estimativa da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, divulgada há dois anos, indicava que, até 2050, podiam morrer mais de 40 mil pessoas, em Portugal, devido a infeções provocadas por bactérias resistentes a antibióticos, estimando um total de 1.100 óbitos por ano.

 

 

É neste âmbito que a DGS – Direção-Geral de Saúde lança a campanha PORCAUSA (PORtuguese CAmpaign for the safe USe of Antibiotics), através da qual pretende sensibilizar a população para a utilização segura de antibióticos e para as infeções causadas por bactérias multirresistentes a estes que, na União Europeia, atingem 670 mil pessoas por ano.

 

“Antibióticos é tudo ou nada, NÃO TOME POR TUDO E POR NADA” lembra que os antibióticos salvam vidas quando são usados para tratar infeções graves, mas que não têm qualquer utilidade no tratamento de infeções causadas por vírus (como gripes e constipações).

 

A utilização desnecessária ou excessiva de antibióticos não tem qualquer benefício para o doente e promove a seleção de bactérias mais resistentes e, portanto, mais difíceis de tratar.

 

Medidas individuais como a lavagem das mãos e uma correta etiqueta respiratória são práticas essenciais para prevenir infeções.

 

 

Clique, aqui, para saber mais sobre esta campanha.