EN PT

Adjudicação da construção e fornecimento das estações de carregamento da nova frota elétrica Transtejo

 

No passado dia 16 de setembro, foi adjudicada ao agrupamento CME – Construção e Manutenção Eletromecânica, S.A. / Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos, S.A., proposta vencedora do Concurso Público Internacional, a empreitada de conceção/construção e fornecimento de estações de carregamento, pelo valor de Euros 14.446.956,73.

 

Este fornecimento visa dotar os terminais fluviais do Cais do Sodré, Cacilhas, Seixal e Montijo de estações de carregamento de energia de terra para a nova frota de navios elétricos da Transtejo.

 

Este projeto afirma-se como um importante investimento no âmbito do «Plano de Renovação da Frota da Transtejo, S.A.», o qual inclui a aquisição de 10 novos navios elétricos, a aquisição e construção dos postos de carregamento e a respetiva manutenção – aprovado pela RCM n.º 33/2022, de 25 de março -, o qual permitirá à Transtejo transformar a sua operação numa referência do serviço público de transporte de passageiros e contribuir para uma descarbonização efetiva da atividade fluvial.