A Transportes de Lisboa assinala no dia 24 de outubro o 130.º aniversário do Ascensor da Glória.
O ascensor mais movimentado da cidade de Lisboa, projetado pelo engenheiro português Raul Mesnier de Ponsard, foi inaugurado a 24 de outubro de 1885.
Este ascensor utilizava, originalmente, cremalheira e cabo equilibrado por contrapeso de água como sistema de tração, passando, mais tarde, a ser movido a vapor.
Em 1915, depois de várias décadas de viagens noturnas à luz de velas, o segundo ascensor implantado na cidade das 7 colinas, foi eletrificado.
Composto por duas cabines, permite a fácil ligação entre a Praça dos Restauradores (Baixa de Lisboa) e o Jardim de São Pedro de Alcântara (Bairro Alto), num trajeto de colina de 265m.
Pelas suas caraterísticas ímpares, a calçada que dá nome ao ascensor tem sido palco privilegiado de iniciativas culturais e desportivas. O exemplo mais emblemático é a prova de ciclismo “Subida à Glória”, que se realiza desde 1910.
Este equipamento serviu ainda de inspiração a vários artistas, como é o caso da banda portuguesa Rádio Macau que, em 1987, lançou o seu célebre tema musical “Elevador da Glória”.
Para além da imperdível viagem a bordo deste emblemático ascensor, que alcançou a distinção de Monumento Nacional, em 2002, a Transportes de Lisboa disponibiliza informação histórica de pormenor sobre o mesmo noutro espaço de referência, o Museu da Carris.