A COP30 Bike Ride (pedalar e velejar) entrou em Portugal, pelo Alentejo, a 28 de setembro.
Os promotores desta jornada de bicicleta e navegação, entre o Azerbaijão – país que acolheu a COP29 – e a cidade de Belém, no Brasil, onde decorrerá a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), pretendem apresentar 10 propostas de políticas defensoras do uso da bicicleta, que serão posteriormente incluídas nos planos climáticos dos países representados.
Esta iniciativa cidadã, que visa a promoção da mobilidade ativa e do ativismo climático positivo, percorre, entre 28 de setembro e 1 de outubro, as localidades de Borba, Évora, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Benavente, Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa.
A partir do dia 2 de outubro, estão previstas conferências e atividades em Lisboa, Oeiras e na Moita.
Na etapa prevista para 4 de outubro – “Dia da Mobilidade Integrada, na Moita”, a TTSL – Transtejo Soflusa associa-se à iniciativa, assegurando o transporte da comitiva oficial entre as margens do Tejo, na ligação fluvial Cais do Sodré – Seixal.
Mais informação sobre esta iniciativa e os seus eventos, disponível no site da organização: https://copbikeride.org/cop30