No dia 20 de outubro, tramitado o processo de fiscalização prévia, foi concedido pelo Tribunal de Contas visto ao contrato de fornecimento de baterias a instalar em 9 dos navios de propulsão elétrica em construção que integram a nova frota destinada a assegurar o serviço público de transporte fluvial de passageiros.
Concluído o Concurso Público com publicidade internacional, o fornecimento foi adjudicado à Astilleros Gondán, S.A., pelo preço de € 15.999.750,00 (quinze milhões novecentos e noventa e nove mil setecentos e cinquenta euros), acrescido do IVA à taxa legal em vigor.
Na sequência, foi outorgado o respetivo contrato, no passado dia 07.09.2023, tendo o mesmo sido enviado ao Tribunal de Contas, para efeitos de obtenção de visto, na mesma data.
A Transtejo pode, assim, dar execução ao contrato, disponibilizando os 9 packs de baterias marítimas à Astilleros Gondán, S.A., para a devida instalação nos 9 navios em construção.
O contrato celebrado, em fevereiro de 2020, com os estaleiros asturianos, prevê a construção de 10 navios elétricos e o fornecimento de 1 conjunto de baterias principais, já instalado no navio Leader “Cegonha-Branca”.
O Plano de Renovação da Frota permite à Transtejo transformar a sua operação numa referência do serviço público de transporte de passageiros – serviço fiável, seguro, confortável e sustentável – e contribuir para o processo de descarbonização da atividade.