A TTSL – Transtejo Soflusa recebeu, na tarde de 6.ª feira, dia 3 de dezembro, a visita oficial do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, ao renovado terminal fluvial do Barreiro.
Esta infraestrutura, fundamental no sistema de mobilidade do município e da Área Metropolitana de Lisboa, construída em 1995, esteve, durante longos anos, exposta à corrosão e às intempéries, que originaram a inevitável degradação da sua estrutura metálica.
Constituindo-se como um projeto inadiável, a 1 de fevereiro deste ano, teve início a obra de reparação e beneficiação deste terminal fluvial, que o transformou num espaço mais confortável, seguro e moderno, para todos os seus utilizadores.
A empreitada, com um valor de investimento de €1.081.636,46, foi concluída a 16 de setembro e contemplou intervenções ao nível da cobertura, das salas de embarque, das estruturas de apoio e proteção bem como de toda iluminação, abrangendo uma área total de 8.802 m2.
Dos trabalhos realizados, destacam-se:
• Remoção da cobertura metálica e de fibra de vidro que estava em avançado estado de degradação;
• Remoção da estrutura metálica e recondicionamento da mesma;
• Instalação da estrutura tratada e pintada;
• Instalação de cobertura metálica nova;
• Substituição da toda a iluminação do terminal por tecnologia LED;
• Substituição dos 8 quadros elétricos das salas embarque;
• Reforço dos suportes dos vidros que delimitam as salas de espera;
• Delimitação do parque estacionamento dos funcionários.
Paralelamente a esta requalificação, a TTSL decidiu instalar novos equipamentos de estacionamento para bicicletas, a fim de melhorar e reforçar as condições de utilização da intermodalidade suave.
Atualmente, ainda no terminal fluvial do Barreiro, encontra-se em curso a obra de reabilitação dos espaços “Bilheteira” e “Sala de Controle”.
Esta obra, iniciada a 29 de novembro e prevista concluir no final de janeiro de 2022, tem o valor de €47.412,83.
Estes projetos TTSL foram financiados pelo Fundo Ambiental, ao abrigo do Programa de Estabilização Económica e Social 2020/2021, com o objetivo de promover o aumento do uso do transporte público fluvial e de contribuir para uma mobilidade mais sustentável.
A TTSL continua, assim, a avançar com diversas intervenções em todos os seus terminais e estações fluviais, as quais representam um investimento no montante global de 6,2 Milhões de euros.