A Transportes de Lisboa, na qualidade de agente ativo e promotor de boas práticas ambientais, assinala esta importante data, dando a conhecer algumas curiosidades de âmbito ambiental que posicionam a Carris, o Metropolitano de Lisboa e Transtejo/Soflusa como meios de transporte de reduzido impacte ambiental, comparativamente a outros meios de transporte motorizados.
A Carris, o Metropolitano de Lisboa e a Transtejo/Soflusa contribuem para a sustentabilidade da área metropolitana em que se insere – Lisboa –, ao proporcionar mobilidade com um reduzido impacte ambiental por passageiro.km transportado, comparativamente ao transporte individual.
Alterar hábitos de mobilidade é meio caminho andado para contribuir ativamente no combate às alterações climáticas. As escolhas de mobilidade dos cidadãos, têm o poder de determinar a qualidade do ar das cidades.
Por este e muitos outros motivos, dê uma folga ao seu carro e, em alternativa, utilize os nossos modos – autocarro, elétrico, metro e navio – nas suas deslocações na cidade de Lisboa.
Em matéria de gestão ambiental, destacamos um conjunto de boas práticas que diariamente são trabalhadas na Transportes de Lisboa, com vista a reduzir o seu impacte ambiental.
Sabia que…
A atual frota de autocarros dispõe de tecnologias mais eficientes que se traduzem na redução do consumo e na consequente redução de emissões gasosas poluentes para a atmosfera?
O sistema de tração das composições de metro permite que a energia da travagem de um comboio seja usada por outro comboio que esteja na sua proximidade?
O revestimento (livre de metais pesados, produtos químicos perigosos ou quaisquer substâncias nocivas) que aplicamos no casco dos nossos navios reduz o atrito entre a água e o casco ao mesmo tempo que impede que as cracas, os mexilhões e outros incrustantes se fixem?
Promovemos, com regularidade, ações de formação em condução ecológica para os nossos motoristas (autocarros) e tripulações (navios), com o objetivo de otimizar a relação homem-máquina, potenciando a eficiência do consumo de combustível?
Para eliminar o desperdício na rede de abastecimento de água do metro, implementámos um sistema de telemetria que permitiu reduzir em 18% o consumo de água, pela deteção atempada de fugas e avarias?
As nossas práticas de rega nos espaços verdes das nossas instalações também têm em conta o ambiente e o combate ao consumo desnecessário?
Transportes de Lisboa,
Pela mobilidade, pelo ambiente!