Em virtude da conclusão antecipada dos trabalhos de reparação do navio ferry “Lisbonense”, o serviço de transporte de veículos encontra-se restabelecido.
Neste momento, encontra-se normalizado o serviço regular, nesta ligação fluvial.
Agradecemos a compreensão face aos incómodos causados.
Atualização: 9 janeiro | 19h
Por motivo técnico imprevisto, o serviço de transporte de veículos encontra-se temporariamente interrompido.
Na tarde de 7 de janeiro, foi detetada uma avaria no navio ferry “Lisbonense”.
De imediato, foi acionada a equipa de manutenção, cujo trabalho de investigação e diagnóstico – que contou com o apoio de equipa de mergulho – ficou concluído durante a manhã de 8 de janeiro, com a identificação de uma avaria no sistema do passo variável de bombordo.
Neste momento, encontra-se em curso a reparação do referido sistema, que envolve a substituição de componentes.
Prevê-se que esta intervenção fique concluída até ao final do dia de sábado, 10 de janeiro.
Durante o período de interrupção temporária, o serviço de transporte de passageiros é realizado, como habitual, de acordo com os horários em vigor, com recurso a navio catamarã.
Mais informamos que o navio ferry “Almadense”, inapto para operação desde janeiro de 2025, entrará em estaleiro, em março de 2026.
A intervenção em estaleiro inclui a reparação de veios, casco e motores principais, a revisão de geradores, de modo a garantir a operacionalidade, eficiência, fiabilidade e segurança.
Na lista de trabalhos a realizar, está, ainda, considerada uma remodelação do espaço da área de transporte de veículos, com o objetivo de melhorar as condições de acessibilidade e de transporte de passageiros com mobilidade reduzida, oferecendo maior comodidade e conforto em cada viagem.
Prevê-se o regresso deste navio à operação fluvial no mês de junho de 2026.
Lamentando os incómodos causados, agradecemos a compreensão.
Informação relacionada:
Trafaria – Porto Brandão – Belém | 7 jan.
Original: 8 janeiro | 21h37