TTSL recebe décimo navio da sua nova frota elétrica

 

Seguindo as melhores práticas de descarbonização, foi rececionado pela TTSL – Transtejo Soflusa, S.A., no passado dia 23 de outubro, o décimo catamarã elétrico – “Peneireiro-Cinzento” – integrado no plano de renovação da frota da empresa que se iniciou em 2021.

 

Fica assim concretizado mais um passo decisivo para a modernização do serviço público de transporte fluvial entre as margens do Tejo, a cargo da TTSL.

 

O novo catamarã, com 40.15 metros de comprimento e 12.00 metros de largura, será capaz de transportar 540 passageiros em lugares sentados, distribuídos por dois salões.

 

Reforçando os princípios de intermodalidade, o navio integra sistemas de fixação para o transporte de um mínimo de 20 bicicletas.

 

Quando em velocidade de cruzeiro (serviço), tal como os restantes navios elétricos, alcança a velocidade de 16 nós (cerca de 30 km/hora); sendo a mesma assegurada por um sistema de propulsão “Battery System”, baseado em acumuladores e motores elétricos, que asseguram uma autonomia de 70 minutos em operação contínua.

 

No presente, a ligação Seixal – Cais do Sodré é totalmente operada por navios 100% elétricos, estimando-se a progressiva afetação da frota verde a outras ligações fluviais da TTSL.

 

A receção deste último navio elétrico do plano de renovação da frota, integra-se no desígnio da TTSL de alcançar uma operação cada vez mais sustentável e ambientalmente responsável.

 

A TTSL reforça, assim, a estratégia de transformação na mobilidade ao longo do rio Tejo, com patente incentivo a uma maior utilização dos transportes coletivos como meio privilegiado de deslocação, acentuando importantes vantagens ambientais, como o menor ruído e vibrações nas travessias e a redução substancial das emissões de CO2.