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Frota 100% elétrica

O “Tarambola-Dourada” chegou às águas do Tejo.
No dia 3 de junho de 2024, realizou-se a operação de descarregamento do quinto elemento da frota 100% elétrica da TTSL – Transtejo Soflusa.
O “Tarambola-Dourada”, a mais recente “ave” avistada no Tejo, navegou calmamente desde o Porto de Lisboa até às instalações da Empresa em Cacilhas, numa rota já conhecida pelos anteriores navios da frota.
Conforme já habitual, seguem-se as vistorias técnicas por parte da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e o respetivo processo de legalização.
Este foi mais um importante marco no processo de descarbonização do transporte fluvial.

 

 

 

 

 

 

 

“Íbis-Preto” pousou no Tejo!
No dia 21 de abril de 2024, após viagem, em transporte marítimo, entre o Porto de Avilés (Espanha) e o Porto de Lisboa, realizou-se a operação de descarregamento do quarto navio da frota 100% elétrica da TTSL – Transtejo Soflusa.
Já vistoriado pela DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, o “Íbis-Preto” iniciou navegações teste no Estuário do Tejo.
Segue-se o processo de legalização do navio, no qual se inclui a emissão do título de propriedade e do certificado de navegabilidade.

A par da construção dos restantes cinco navios, continua a formação das tripulações e avança a empreitada de instalação do sistema de carregamento elétrico nos terminais fluviais que irão receber a nova operação 100% elétrica da TTSL, nomeadamente no terminal fluvial do Seixal, cujo sistema já se encontra em fase de testes e vistorias.

“Íbis-Preto” é o quarto navio da frota elétrica da TTSL.

 

 

 

 

 

 

 

Em janeiro de 2024, “Garça-Vermelha” e “Flamingo-Rosa” chegaram ao Estuário do Tejo!

No último fim de semana do mês, realizou-se a operação de descarregamento de dois novos navios da frota 100% elétrica da TTSL, após a sua chegada a Lisboa, na noite 26 de janeiro.

Tal como o navio Leader, o “Garça-Vermelha” e o “Flamingo-Rosa” “pousaram”, serenamente, nas águas do Tejo, sob a supervisão técnica da GONDAN Shipbuilders – Astilleros Gondán e acompanhamento da TTSL.

Durante as semanas seguintes, os novos navios foram objeto de vistorias técnicas, pela DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. Seguindo-se o processo de legalização, em que se destaca a emissão do registo do título de propriedade e do certificado de navegabilidade.

A construção dos restantes sete navios decorre conforme planeado.

Em paralelo, encontra-se em curso a formação das tripulações, a construção das estações de carregamento, nos terminais que irão receber a operação 100% elétrica – Seixal, Cais do Sodré, Cacilhas e Montijo.“Garça-Vermelha” e “Flamingo-Rosa” são o segundo e terceiro navios da frota elétrica da TTSL – Transtejo Soflusa.

     

 

 

 

 

 

 

No dia 28 de novembro de 2023, realizou-se a viagem inaugural do “Cegonha-Branca”, navio Leader na nova frota 100% elétrica da Transtejo.

A cerimónia oficial teve lugar a bordo do próprio navio, no Terminal Fluvial do Seixal, e contou com a intervenção do Senhor Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, da Presidente do Conselho de Administração da TTSL – Transtejo Soflusa, Alexandra Ferreira de Carvalho e do CEO dos estaleiros GONDÁN, Álvaro Platero Diaz.

Rumo ao Terminal Fluvial do Cais do Sodré, a comitiva oficial e os/as convidados/as desfrutaram de uma experiência única de navegação num navio de propulsão 100% elétrica, fiável, sem ruído e sem vibrações.

Os/As passageiros/as desta viagem inaugural tiveram, ainda, a oportunidade de assistir ao vídeo de apresentação do projeto de renovação da frota Transtejo, da atividade da TTSL – Transtejo Soflusa e da operação de carregamento elétrico dos novos navios.

A 14 de dezembro de 2023, realizou-se a primeira viagem experimental deste navio.

Os cerca de 100 passageiros da carreira Seixal › Cais do Sodré | 11h puderam usufruir de uma nova experiência de viagem, sem ruído e sem vibrações.

Esta foi uma de várias viagens que irão ser realizadas pelo “Cegonha-Branca”, nos próximos meses, nesta ligação fluvial.

“Cegonha-Branca” é o primeiro navio da frota elétrica da Transtejo* que irá unir as margens do Tejo.

(*) O projeto de renovação da frota Transtejo é apoiado pelo Fundo Ambiental e pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito da medida “Apoio à transição para uma economia com baixas emissões de carbono”.A nova frota de navios, ambientalmente sustentável, contribui para uma melhoria do ecossistema e da biodiversidade existente no rio Tejo.

 

 

 

 

 

 

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