Fundada a 17 de Dezembro de 1975, a Transtejo foi criada para corresponder à necessidade de reestruturar e coordenar a atividade dos vários operadores fluviais do Tejo.
Ao longo das últimas duas décadas, a empresa tem vindo a modernizar-se, com objetivo ao ir encontro das novas tendências da mobilidade urbana, bem como de contribuir para um futuro cada vez mais sustentável.
O Transtejo/Soflusa, cujo serviço se integra no quadro de mobilidade da Área Metropolitana de Lisboa, contribui com um serviço regular de Modo Navio, garantindo o transporte de milhares de passageiros que diariamente cruzam o rio Tejo.
O Transtejo/Soflusa opera 5 ligações fluviais (Montijo – Terreiro do Paço, Barreiro – Terreiro do Paço, Seixal – Cais do Sodré, Cacilhas – Cais do Sodré e Trafaria – Porto Brandão – Belém), servidas por navios de passageiros e mistos, de tipo catamarã ou convencional, gerindo 6 terminais e 3 estações fluviais.
Nesta nova era de mobilidade, em que o modo navio se une aos modos elétrico, autocarro e metro, reassume-se a missão de servir os passageiros com elevada qualidade e segurança.